Evento de Lazer: Uma Via de Representação da Cultura e da Memória Popular

Por: Rosimeiri Martins Gil.

169 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

Os eventos de lazer constituem um fenômeno novo, essencialmente prático, sendo inédito não possui um aporte teórico, o que ocasionou neste estudo a procura de uma literatura que definisse um entendimento sobre o assunto. Determinou-se temas e autores que estruturassem uma relação dos eventos de lazer com um conjunto de princípios fundamentais. Demonstrou-se a princípio uma síntese do envolvimento do Homem com a História na ludicidade. Após a conscientização do lazer como efemeridade, contextualizou-se o evento nesta dimensão lúdica, considerando seus aspectos e dialogando com Gilles Lipovetsky, num encorajamento de uma abordagem conceitual perante a hipótese da manifestação da memória nos ventos, introduzimos com Henri-Pierre Jeudy sob o aspecto social da memória, e num breve e minucioso relato ainda da memória enfocamos Ecléa Bosi. O enfoque central é dado na cultura, que se desdobra em evidências, definições e desenvolvimento que, através de um prisma do lazer, encaminha-se a cultura para os eventos de lazer. Após uma abordagem conceitual, num relacionamento teórico, apresenta-se a caracterização da dimensão empírica do evento. Numa discussão do ponto de vista da memória, do Homem e da cidade incluindo as considerações que vinculam o evento pesquisado denominado "Rio Bikers" ao trabalho apresentado, derivando as sugestões propostas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1121&listaDetalhes%5B%5D=1121&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.