Evidências de Adaptação Transcultural da Versão Brasileira do Questionário Physical Self-perception Profile For Children And Youth em Adolescentes

Por: Guilherme e Furtado, , José Pedro Leitão Ferreira, Larissa Rosa da Silva, Mayara J Paes, Neiva Leite, Sabrina Berbetz e Wendell Arthur Lopes.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi aplicar e avaliar as características psicométricas de uma adaptação do Children’s Physical Self Perception Profile (CY-PSPP) para o português do Brasil em amostra de adolescentes da região Sul do Brasil. Participaram do estudo 92 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 13-17 anos. Os sujeitos foram avaliados quanto à antropometria e a auto-percepções físicas por meio do questionário adaptado CY-PSPP. Identificaram-se quatro fatores que explicam 58% da variância no sexo masculino e 56% para o sexo feminino. A análise de consistência interna identificou os valores de alfa de Cronbach de 0,77 para a dimensão “Condição física”, de 0,76 para “Força física”, de 0,77 para “Competência esportiva”, e de 0,53 para “Atração corporal” para o sexo feminino. Para os meninos, obteve-se alfa de Cronbach de 0,80 para “Força física”, 0,73 para “Competência esportiva” e de 0,53 para “atração corporal”. Nos meninos não foi possível identificar a dimensão condição física. Os presentes resultados demonstraram que as propriedades psicométricas desta versão do CY-PSPP são diferentes entre sexos, visto que a dimensão “Condição Física” não conseguiu ser identificado para o sexo masculino. Além disso, a dimensão “Atração Corporal” não atinge valores de alfa de Cronbach adequados para replicação do questionário na integra em ambos os sexos. Conclui-se que o CY-PSPP na sua versão adaptada para o português do Brasil apresenta condições para replicação das sub-escalas “força física” e “Competência Esportiva” em ambos os sexos, e para as meninas também a dimensão “condição física”, salvaguardando as características da amostra analisada.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/129

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.