Resumo

O presente estudo teve por objetivo demonstrar as primeiras evidências de validade de conteúdo e de fidedignidade da primeira versão da Bateria de Testes Gonçalves-Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos no Esporte Infantojuvenil (BTGB-CP). Avaliou-se a Clareza de Linguagem (CL), a Pertinência Prática (PP) e Dimensionalidade Teórica (DT) dos itens, bem como a consistência interna das escalas da BTGB-CP. Na primeira etapa, os itens da BTGB-CP foram avaliados individualmente por 5 juízes-avaliadores. Foram realizados os cálculos de coeficientes de validade de conteúdo para CL e PP e de concordância entre juízes para a análise da DT. O número de itens da BTGB-CP foi reduzido de 66 para 59 e seus resultados para os três vieses foram satisfatórios (CVCCL = 0,942; CVCPP = 0,953; KDT = 0,822), demonstrando que a bateria possui, de forma geral, ótima clareza de linguagem, pertinência prática e seus itens se referem de forma quase perfeita às dimensões teoricamente postuladas. Em um segundo momento, a nova versão da BTGB-CP, com 59 itens, foi aplicada a 210 treinadores esportivos para a análise da consistência interna das escalas. Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios (GLB; ω; α > 0,80), indicando que as escalas são precisas ao medirem o que se propõem a medir. Conclui-se que a BTGB-CP pode ser considerada um instrumento interessante para a avaliação pedagógica de práticas esportivas infantojuvenis, sendo capaz de identificar orientações e possíveis limitações das práticas avaliadas.

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