Evidências de Validade do Questionário Oito Remédios Naturais - Q8rn: Versão Adolescentes

Por: Eliezer Fernandes Gums, Gina Andrade Abdala, Ivan Wallan Tertuliano, Maria Dyrce Dias Meira e Sarah Lidiane Santos da Silva Oliveira.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.260 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Introdução: os hábitos e costumes refletem as crenças e valores adquiridos por adolescentes e contribuem, em grande parte para a carga de doenças apresentada no decorrer da vida. Objetivo: analisar as evidências de validade baseadas no construto “Questionário Oito Remédios Naturais - Q8RN” para avaliaro estilo de vida de adolescentes. Método: estudo metodológico, com amostra não probabilística de 282 adolescentes. Utilizou-se o Software R, por meio da Análise Fatorial Confirmatória. A confiabilidade do instrumento foi medida por meio do Alpha de Cronbach (≥0,60). Resultado: a análise fatorial dos “ajustes de bondade” foram Comparative Fit Index – CFI = 0,965, Tucker-Lewis Index – TLI = 0,952 e Índice de Ajuste Parcimonioso - RMSEA = 0,034. O Alpha de Cronbach alcançou 0,66. Conclusão: após os resultados da análise fatorial, conclui-se que o Q8RN apresenta evidências de validade com índices de consistência interna e confiabilidade adequados.

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1883

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.