Evidências Preliminares de Validade da Seção de Atividade Física do Questionário de Atividade Física e Alimentação do Dia Anterior (quafda)

Por: Filipe Ferreira da Costa, e Luciana Gatto de Azevedo Cabral.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo principal do presente estudo foi determinar a validade da seção de atividade física do Questionário de Atividade Física e Alimentação do Dia Anterior (QUAFDA), instrumento proposto para estimar os níveis de atividade física e hábitos alimentares de escolares de sete a dez anos. Participaram do estudo 50 crianças matriculadas na rede de ensino de Parnamirim-RN (média de idade = 10,2 anos ± 1,49; 50% do sexo masculino). A validade
foi analisada mediante comparações entre o escore gerado pelo QUAFDA e o número de passos obtidos com pedômetros. Para análise dos dados foram utilizados a correlação de Spearman (rs), a regressão linear, índice kappa (k) e os índices de sensibilidade e especificidade, para determinar a capacidade de pontos de corte do escore QUAFDA em identificar sujeitos que alcançaram as recomendações de número de passos. Uma correlação significativa (rs = 0,45; p < 0,001) foi encontrada entre o escore do questionário e o número de passos obtidos com o pedômetro. Uma sensibilidade e especificidade de 78% e 56%, respectivamente, foram encontradas. A concordância encontrada entre a classificação do número de passos e do escore QUAFDA (categorizado em maior ou menor que o 1º tercil) foi de k = 0,34. Estes resultados configuram-se como evidencias preliminares da validade do questionário QUAFDA, que pode ser utilizado para a estimativa da atividade física de escolares jovens em estudos epidemiológicos.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/440.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.