Resumo

A prática de atividades físicas, vem sendo associadas a diversas melhorias para o desenvolvimento da vida do Ser humano, e em cada fase da vida, apresenta peculiaridades em detrimento das necessidades biopsicossociais. Sabe-se que a cada ano aumenta-se o déficit de concentração infantil nas idades escolares, importante componente que envolve o controle das funções executivas. Desta forma, haja visto, a imersão ao meio líquido, mudança de posição de estabilização e potencial de melhora da capacidade aeróbica, indaga-se sobre o efeito da natação sobre a função executiva de crianças. Objetivo desse estudo é verificar a influência da prática recreacional de natação sobre a função executiva de crianças em idade escolar. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional, caso controle, o grupo caso foi composto por crianças do Ensino fundamental 1, praticantes de natação, e o grupo controle foi composto por crianças do Ensino fundamental 1 não praticantes de natação, todas com idade entre 7 a 9 anos. Para a coleta das medidas de função executiva foi utilizado o teste de atenção por cancelamento no qual tem por objetivo avaliar a atenção seletiva e alternada em uma tarefa de busca visual, composto por três partes, com diferentes matrizes, estímulos e graus de dificuldade, e o teste de atenção por trilhas A e B no qual é composta por duas tarefas, uma de letras (A-L) e números (1-12), ambas dispostas aleatoriamente. O teste consiste em ligar os pontos em ordem alfabética e ordem numérica crescente. Para as análises estatísticas foi utilizados o software pacote estatístico SPSS 20 for windows. Os resultados dos dados categóricos foram apresentados por frequência absoluta ou/e relativa, já os resultados das variáveis continuas foram apresentados por mediana e intervalos interquartile. Para verificação de possíveis diferenças estatísticas nos testes de atenção e trilhas, entre os grupos foi utilizado o teste de Mann-Whitney. O estudo assumiu um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: Comparação entre os grupos controle (n=60) e grupo de nadadores (n=30), nos testes de trilhas A e B e teste de atenção, todos escolares da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal, apresentados por mediana e intervalos interquartis.