Evolução do Basquetebol Princesino

Por: Eliete Marques Woiciechowski e Larissa Guzz Pedroso.

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF

Send to Kindle


Resumo


A história do basquetebol de Ponta Grossa não difere da definição de qualquer outra, ela nos revela o estudo do passado com a descrição de acontecimentos havidos, mostrando- nos como viviam e o que realizaram os homens que nos precederam. O constante crescimento do número de adeptos fez com que os homens do basquete passassem a cuidar de sua independência, iniciando a luta pela criação de uma entidade que pudesse se dedicar exclusivamente a essa modalidade, o que aconteceu a 20 de fevereiro de 1940. Um dos brasileiros que não podemos esquecer foi o “Seu Borell”, João Ricardo vom Borell deu Vernay, nascido no Rio de Janeiro, homem de cultura invejável, fundador de várias entidades, viga-mestre do basquetebol de Ponta Grossa e, graças a sua dedicação nos levou a concorrer brilhantemente com o basquete dos maiores centros esportivos da América. Conduzidos por mãos profundamente capacitadas e organizadas, a Liga comprometeu-se a dar maior impulso e divulgação ao basquetebol local, trazendo dos grandes centros como RJ e SP, atletas, esses que aqui se radicaram e constituíram família, sendo o mais famoso, Mair Facci, o qual por si só também é uma história.A história do basquetebol de Ponta Grossa não difere da definição de qualquer outra, ela nos revela o estudo do passado com a descrição de acontecimentos havidos, mostrando- nos como viviam e o que realizaram os homens que nos precederam. O constante crescimento do número de adeptos fez com que os homens do basquete passassem a cuidar de sua independência, iniciando a luta pela criação de uma entidade que pudesse se dedicar exclusivamente a essa modalidade, o que aconteceu a 20 de fevereiro de 1940. Um dos brasileiros que não podemos esquecer foi o “Seu Borell”, João Ricardo vom Borell deu Vernay, nascido no Rio de Janeiro, homem de cultura invejável, fundador de várias entidades, viga-mestre do basquetebol de Ponta Grossa e, graças a sua dedicação nos levou a concorrer brilhantemente com o basquete dos maiores centros esportivos da América. Conduzidos por mãos profundamente capacitadas e organizadas, a Liga comprometeu-se a dar maior impulso e divulgação ao basquetebol local, trazendo dos grandes centros como RJ e SP, atletas, esses que aqui se radicaram e constituíram família, sendo o mais famoso, Mair Facci, o qual por si só também é uma história.
 

Endereço: http://cev.org.br/eventos/viii-congresso-brasileiro-historia-da-educacao-fisica-esporte-lazer-danca/trabalhos/

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.