Evolução Histórica da Periodização Esportiva

Por: Aylton José Figueira Júnior, Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro, Douglas Popp Marin, Helton Magalhães Dias, Luis Felipe Tubagi Polito, e Yago de Moura Carneiro.

Corpoconsciência - v.20 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A periodização é o plano e estrutura do treinamento, em que se objetiva o máximo desempenho por meio da potencialização dos aspectos funcionais e biomotores, com o devido controle da fadiga e da adaptação. A evolução da periodização do treinamento foi ocorrendo de acordo com o conhecimento cientifico disponível coexistente. O objetivo foi apresentar o estado da arte dos modelos teóricos de periodização, concebendo os surgimentos históricos, as propostas e detalhes dos modelos de periodização na literatura. Ao longo deste século, especialmente a partir da década de 1950, as contribuições significativas das propostas tradicionais de periodização, associadas aos avanços do conhecimento de fisiologia do exercício, possibilitaram o surgimento de novos modelos teóricos que procuram atender as demandas do calendário esportivo atual. Conclui-se que o problema central e ponto fundamental de toda a investigação dos sistemas de preparação desportiva é a relação entre o rendimento esportivo e as cargas de treinamento.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4213

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.