Excesso de Peso e Obesidade em Pré-escolares e a Prática de Atividade Física

Por: Mara Jordana Magalhães Costa, Marcos Antônio da Mota Araújo, Maria Licia Lopes Morais Araújo e Regilda Saraiva dos Reis Moreira-arújo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal em relação à massa magra, tratando-se de uma doença multifatorial, determinada por vários fatores, dentre eles: fatores genéticos, comportamentais, ambientais e culturais e atualmente acomete também o público infantil, com complicações metabólicas cada vez mais em crianças jovens.Assim, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de conhecer a prevalência do excesso de peso e obesidade em pré-escolares da rede privada de ensino de Teresina-PI e sua relação com a prática de atividade física. O estudo foi do tipo transversal, descritivo, tendo como amostra 403 pré-escolares, matriculados em escolas da rede privada de Teresina-PI. Foi realizada avaliação antropométrica, para obtenção dos valores do Índice de Massa Corporal - IMC, foram coletados também os dados socioeconômicos, dados sobre a criança, e informações sobre a prática de atividade física dos pré-escolares. Os resultados demonstraram que 60,1% dos pré-escolares estavam eutróficos e 1,2% com magreza. O risco de excesso de peso apresentou-se em 20,8% da população, enquanto o excesso de peso em 5,2% e a obesidade, em 12,7% do total de indivíduos que participaram do estudo. Observou-se uma forte correlação entre os pré-escolares com menor tempo de atividade física semanal e o risco de excesso de peso (0,879), excesso de peso (0,734) e obesidade (0,712), apresentando significância estatística (p = 0,001). Concluiu-se que os pré-escolares, na sua maioria, estavam eutróficos, apesar de apresentarem valores para excesso de peso e obesidade. Além disso, foi possível observar que quanto menor a prática de atividade física, maior a correlação com o excesso de peso e obesidade.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5147

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.