Exercício com Pesos Para Pessoas Idosas Baseado em Evidências: Parte I - Segurança, Avaliação Pré-participação e Fatores de Risco Para Doenças Cardiovasculares

Por: Vagner Raso.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O emprego dos exercícios com pesos em um programa bem delineado para preservar a saúde ou como estratégia terapêutica tem sido documentado. Algumas evidências suportam a alusão de que a adesão aos exercícios com pesos possa melhorar a resposta insulínica e o consumo de glicose, embora pareça não existir conclusão definitiva referente à tolerância à glicose. Não existem evidências que respaldem o emprego isolado dos exercícios com pesos na melhora da concentração plasmática de lipídios e lipoproteínas, nem mesmo na terapêutica da hipertensão arterial em indivíduos idosos hipertensos. Por outro lado, as evidências disponíveis sugerem efeito redutor sobre a deposição centrípeta de gordura principalmente quando os exercícios com pesos são associados à dieta de restrição calórica e limitação da ingestão de gordura.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/705/710

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.