Exercício Contínuo e Intermitente: Efeitos do Treinamento e do Destreinamento Sobre o Peso Corporal e o Metabolismo Muscular de Ratos Obesos

Por: Claudio Alexandre Gobatto, Fúlvia Manchado, Larissa Braga e Maria Mello.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.6 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Este estudo teve como objetivo comparar os efeitos de programas de treinamento contínuo e intermitente e do destreinamento sobre a adiposidade corporal e o metabolismo muscular de ratos obesos. Foram utilizados ratos Wistar, recém-nascidos, que receberam glutamato monossódio (MSG), via subcutânea, 4mg/g peso corporal (p.c.), a cada dois dias, nos primeiros 14 dias de vida. Após o desmame, foram separados em 3 grupos: MSG-SED (sedentário), MSG-CONT (treino contínuo = natação, 45 min/dia, 5 dias/semana, com sobrecarga de 5% p.c. durante 10 semanas) e MSG-INT (treino intermitente = natação, 15 seg de atividade/15 seg de repouso, num total de 45min, 5 dias/semana, com sobrecarga de 15% do peso corporal). Como controles foram utilizados ratos que receberam solução salina (SAL) separados em 3 grupos: SAL-SED, SALCONT e SAL-INT. Os animais foram avaliados após 12 semanas de treinamento e 8 semanas depois de sua interrupção. Os ratos MSG mostraram maiores teores de gordura na carcaça que os SAL, comprovando a eficácia da droga em causar obesidade. Ambos os protocolos de treino foram eficazes em reduzir significativamente o ganho de peso dos ratos SAL e MSG bem como a produção muscular de lactato dos ratos MSG. Os efeitos dos dois protocolos foram transitórios, uma vez que após o destreinamento os benefícios observados foram revertidos. Palavras-chave: obesidade, treinamento intermitente, treinamento contínuo, glutamato monossódico, rato.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.