Exercício Físico em Academia, Qualidade de Vida e Satisfação com a Saúde

Por: André Igor Fonteles, Daniel Gomes da Silva Machado, Luiz Fernando de Farias Júnior, Luiz Inácio do Nascimento Neto, Pedro Moraes Dutra Agrícola, Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Samara Karla Anselmo da Silva e Viviane Siqueira da Silva.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.7 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida (QV) de praticantes de exercício em academia e de sujeitos sedentários.

MÉTODOS: Avaliou-se transversalmente 25 praticantes de exercício físico em academia (32,4 ± 8,55 anos, 24,3 ± 2,82 kg/m²) e 25 sedentários (36,9 ± 11,2 anos, 27,8 ± 5,50 kg/m²) de ambos os sexos. Utilizou-se a versão abreviada do questionário WHOQOL para a avaliar a QV e peso e estatura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Utilizou-se o teste t para amostras independentes/Mann Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson/Spearman para comparação e associação das variáveis do estudo, adotando-se p<0,05.

RESULTADOS: Os praticantes de exercício físico em academia apresentaram melhor percepção de QV (p<0,001), maior satisfação com a saúde (p<0,01) e maior QV global (p<0,01) que indivíduos sedentários. Na análise por domínios da QV, evidenciou-se que os indivíduos praticantes de exercício físico em academia possuem maior QV nos domínios físico (p<0,02), relações sociais (p=0,004) e meio ambiente (p<0,04), mas não no domínio psicológico (p>0,15). Além disso, constatou-se uma correlação negativa entre o peso e o IMC e todos os componentes da QV (r = -0,29 a –0,41; p<0,05), exceto com o domínio meio ambiente.

CONCLUSÕES: Os praticantes de exercício físico em academias apresentam melhor percepção de QV, de satisfação com a saúde e de QV global, comparados a indivíduos sedentários. O exercício parece contribuir especificamente no aumento dos domínios físico, relações sociais e meio ambiente da QV.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3265

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.