Exercício Físico Máximo Realizado em Hipóxia Altera o Perfil de Humor.

Por: Jorge Fernando Tavares de Souza, , Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos, Sara Quaglia de Campos Giampá e Sérgio Tufik.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.6 - 2018

Send to Kindle


Resumo

ntrodução: A prática de exercícios físicos em elevadas altitudes tem se tornado constante. Entretanto, os riscos associados a esta representam uma grande preocupação, considerando a influência de importantes agentes estressores, como hipóxia e exercício físico, sobre as respostas psicobiológicas e fisiológicas. Objetivo: Analisar o perfil do humor e o comportamento de variáveis fisiológicas de voluntários submetidos a um protocolo de cargas progressivas até a Exaustão Voluntária Máxima no nível do mar e em altitude simulada de 4.500 metros. Métodos: Para ambas as condições estudadas, os voluntários responderam a dois instrumentos que avaliam as respostas do humor, Escala de Humor de Brunel e o Visual Analogue Mood Scale, e foram submetidos à coleta de sangue para verificar a concentração de lactato sanguíneo, bem como para avaliar a saturação de oxi- -hemoglobina. Esses procedimentos foram realizados antes, imediatamente depois e 30 e 60 minutos após o término do protocolo. Resultados: A hipóxia desencadeou efeitos negativos sobre as respostas de humor, principalmente com relação ao nível do mar. Verificou-se aumento da fadiga (p = 0,02) e da confusão mental (p = 0,04) imediatamente após a prática e redução do vigor (p = 0,03) aos 30 minutos; acompanhadas da diminuição da saturação da oxi-hemoglobina imediatamente após e aos 30 minutos; constatou-se ainda, o aumento da concentração de lactato sanguíneo no momento imediatamente após (p = 0,006). Conclusão: As particularidades do ambiente hipóxico associadas à realização do exercício físico máximo são capazes de piorar o estado de humor e as respostas fisiológicas, o que pode modular negativamente o desempenho físico. Este estudo é do tipo clínico transversal.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000600440&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.