Exercício Físico: Um Meio de Educação Para a Saúde

Por: , Mari Cecília Santos, Ronaldo Miranda e Virgínia Nascimento.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

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Resumo

As doenças crónico-degenerativas se constituem atualmente na principal causa de mortalidade em nosso meio. Dentre estas doenças, destacam-se, por sua prevalência e morbimortalidade elevadas, aquelas que afetam o sistema cardiovascular. Trabalhos recentes da literatura (ex. Raffenberger, 1988) mostram que do ponto de vista de saúde pública (risco comunitário), o sedentarismo se constitui isoladamente no fator de risco coronário mais importante, excedendo até o tabagismo e a hipertensão arterial. Visando a promoção da saúde, parece mais lógico atuar de forma integrada e simultânea sobre os diversos fatores de risco do que apenas sobre um deles. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de programa multidisciplinar (Medicina, Educação Física e Nutrição) de educação para a saúde utilizando exercício físico como instrumento de motivação e ligação. Este programa terá a duração de sete semanas, nas quais as duas extremas são utilizadas para as avaliações, enquanto nas cinco restantes desenvolvem-se as atividades programáticas. Os alunos (portadores de doenças cardiovasculares realizarão três aulas semanais de uma hora de duração. A aula possui uma parte teórica, que consiste basicamente na exposição tutorial de assuntos relevantes e a discussão de materiais impressos distribuídos previamente em funções dos objetivos de ensino e uma outra parte prática, que inclui primariamente exercícios de flexibilidade e aeróbicos (bicicleta ergométrica) individualmente prescritos. O processo avaliativo envolve as etapas diagnostica, formativa e somativa, incluindo o comportamento clínico em repouso e ao esforço, perfil laboratorial, dieta e hábitos alimentares, potência aeróbica máxima e flexibilidade e aspectos cognitivos e de atitude sobre os fatores de risco cardiovascular. Dentro do desenho experimental previsto, os alunos serão novamente reavaliados após 8 semanas de término do programa. Desta forma, será possível quantificar objetivamente os efeitos práticos do programa proposto. Este projeto piloto pretende subsidiar um programa mais abrangente voltado para grandes clientelas, que eventualmente poderá contribuir para o controle e a prevenção das enfermidades crônico-degenerativas. Adicionalmente poderá haver como decorrência natural do programa, uma valorização da atuação multidisciplinar, e em especial do papel do professor de Educação Física como agente de saúde.
* Apoio financeiro - CNPq

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