Exercício, Funcionalidade e Distúrbios do Sono em Pacientes com Doença de Parkinson

Por: Carla Manuela Crispim Nascimento.

2009 27/08/2009

Send to Kindle


Resumo

A doença de Parkinson (DP) é um processo neurodegenerativo crônico e progressivo que leva a um comprometimento físico refletindo os principais sinais e sintomas da DP. O comprometimento das funções motoras representa um comprometimento da execução das atividades da vida diária. O exercício físico (EF) tem um impacto positivo para os indivíduos com doenças neurodegenerativas, especificamente com DP. Dois estudos foram realizados. O estudo 1 teve como objetivo comparar a mobilidade funcional, distúrbios relatados do sono e os níveis séricos de homocisteína (Hcy) em pacientes com diferentes níveis de atividade física. 41 pacientes entre os estágios um a três da escala de estagiamento clínico de Hohen & Yahr foram distribuídos segundo a participação programas regulares de exercícios físicos. 17 pacientes eram sedentários e 18 mantinham uma prática regular de exercícios físicos. Os distúrbios relatados do sono foram avaliados por meio do Mini Questionário de Sono; as atividades instrumentais foram avaliadas por meio do questionário de Pfeffer; o estagiamento clínico da doença e a condição clínica dos pacientes foram mensurados, respectivamente, pela escala Hoehn e Yahr e pela Unified Parkinson’s Disease Rating Scale - UPDRS. A escala de Schwab & England foi aplicada para medir o percentual de funcionalidade. O Mini-Exame do Estado Mental e Teste do Desenho do Relógio foram aplicados para avaliar o funcionamento cognitivo. Os níveis de Hcy foram medidos por meio de técnicas laboratoriais a partir de amostras de sangue. Para a análise dos dados foi realizada uma ANOVA one-way e um teste post hoc de Tuckey para verificar diferenças entre os grupos.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/1AK9II2R6CVVYTN9TLBAB3S3BKYIDRCMP8GAPLY8J7UVBPGBMY-15357?func=full-set-set&set_number=009207&set_entry=000026&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.