Exercício Resistido com Baixa Carga Melhora a Função Cognitiva em Idosos

Por: Alfredo Dam, Amanda Veiga Sardeli, Lucas do Carmo Santos, Marília de Souza Rodrigues e Marina Lívia Venturini Ferreira.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O treinamento com exercício resistido (ER) é amplamente recomendado para aumento de força e massa muscular em idosos. O ER também é um possível estímulo para melhorar funções cognitivas (FC), mas o melhor protocolo para esse fim não é conhecido. Objetivo: Comparar os efeitos de diferentes protocolos de ER sobre a FC de um mesmo grupo de indivíduos. Métodos: Vinte e quarto idosos foram randomizados (cross-over) em grupo controle (CON) e grupos protocolos de ER para membros inferiores com carga alta (CA - 80% 1RM), carga baixa (CB - 30% 1RM) e carga baixa com restrição de fluxo sanguíneo (CB-RFS - 30% 1RM e 50% RFS). Para a avaliação de FC, os participantes realizaram o teste de Stroop antes e depois de cada protocolo de ER. Resultados: A redução do tempo de resposta para o estímulo neutro de Stroop foi maior após o CB (tamanho de efeito [TE] = -0,92) comparado ao CON (TE = -0,18) e CA (TE = -0,03), mas não foi diferente de CB-RFS (TE = -0,24). A redução do tempo de resposta foi associada à redução da modulação parassimpática e ao aumento de débito cardíaco em todos os protocolos. Conclusões: CB foi o protocolo de ER mais eficiente para aumentar a FC em idosos e identificou-se um efeito benéfico em potencial do CB-RFS sobre a FC (não significante). Desta forma, o exercício resistido de CB parece estimular a melhora aguda da função cognitiva em idosos saudáveis, provavelmente devido à alteração ideal da modulação autonômica induzida pelo exercício. Nível de Evidência I; Estudos Terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000200125&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.