Exercícios Combinados em Adultos com Deficiência Visual

Por: Cati Reckelberg Azambuja, , Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Rafaella Righes Machado e Sara Teresinha Corazza Kroth.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.31 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos combinados no tempo de atividade física e qualidade de vida de adultos com deficiência visual (DV). Participaram nove adultos com DV com média de idade de 44,9±11,3 anos. Foi realizado um programa de treinamento com exercícios aeróbicos e de treinamento com pesos combinados em uma única sessão, duas vezes na semana, por um período de 12 semanas, em um Espaço de Atividades Físicas. O tempo de atividade física (TAF) foi avaliado por meio do IPAQ, versão curta e a qualidade de vida (QV) pelo WHOQOL – BREF abreviado na versão em português. Também foi aplicada uma Ficha Anamnética para caracterizar os participantes. As avaliações foram realizadas anteriormente o início do treinamento e ao término do mesmo. Foi utilizado o teste Shapiro–Wilk para verificar a normalidade dos resultados e o teste Wilcoxon para avaliar a diferença entre as médias obtidas antes e após o treinamento. Foram observadas melhoras estatisticamente significativas no TAF e nos domínios físico e psicológico da QV. Conclui-se que a prática de exercícios físicos combinados promove melhoras nos níveis de QV e TAF, possibilitando um estilo de vida mais ativo e maior independência para pessoas com DV.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148564

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.