Exercícios Multifuncionais Para Pessoas com Deficiência Física: Um Estudo Exploratório

Por: Claudia Teixeira-arroyo, Everton Luiz de Oliveira, Gabrielle Cristina Sanchez, Maicon Henrique Alves e Marcelo Porto.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

este estudo objetivou desenvolver e verificar o efeito de um programa de exercícios físicos multifuncionais no desempenho
de capacidades e habilidades motoras de pessoas com deficiência física. Participaram do estudo 10 pessoas com deficiência física (cadeirantes), de ambos os sexos (média de idade de 43,6±10,31 anos). Os participantes responderam um questionário de anamnese e tiveram suas capacidades motoras avaliadas por meio dos seguintes testes: tempo de reação da mão; velocidade de 20 metros e resistência de força de membros superiores. O programa de exercícios multifuncionais foi desenvolvido em oito semanas, com frequência de duas sessões semanais, com duração de 90 minutos cada sessão. Os resultados apontaram significativa melhora com relação ao desempenho no tempo de reação em 66% dos participantes; além disso, 50% melhoraram sua velocidade sobre a cadeira de rodas e 86% melhoraram a resistência de força de membros superiores. Assim, pode-se dizer que o programa foi eficiente em melhorar as capacidades físicas avaliadas.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/5559

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.