Exercícios Pliométricos Para Aumentar a Força Reativa em Jogadores de Futebol na Categoria Sub-14

Por: Cristian Andreé Chicaiza Jácome, Jorge Luis Arteaga Chicaiza, Luis Fernando Cañadas Gómez de La Torre, Ninfa Julissa Gálvez Eras, Sofía Carolina Carchipulla Enríquez e Wilson Fernando Téquiz Rojas.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.25 - n.263 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Quando a força reativa é considerada a capacidade muscular de mudar rapidamente de uma ação excêntrica para concêntrica, seu treinamento é uma prioridade em muitos esportes, a fim de melhorar o desempenho. Objetivo: Aumentar a força reativa em jogadores de futebol sub-14 da Unidade Educacional Bilíngue "APCH". Métodos: Pesquisa quase experimental de ordem correlativa, selecionada sob uma amostra intencional não probabilística de 20 alunos da categoria Sub-14 da referida Unidade Educacional (período 2019-2020), sexo masculino. 13 modelos de exercícios pliométricos especializados são aplicados em três fases, durante três mesociclos. Eles são avaliados em dois momentos da preparação com o Teste de Salto Horizontal sem Corrida de Impulso (TSH / SC), o Teste de Salto Vertical (TSV) e o Teste de Deslocamento e Controle de Balão (DCB). Resultados: Todas as médias alcançadas como parte do pós-teste melhoraram seus resultados (TSH / SC: +0,09 m; TSV: +0,24 me DCB: -0,27 m), sendo em todos os casos significativamente diferentes (p = 0,000). Conclusões: Verifica-se uma melhora significativa da força reativa nos jogadores estudados, indicando para o presente estudo que o método pliométrico, melhorando diretamente a capacidade física acima mencionada, pode indiretamente melhorar aspectos básicos do desempenho físico e técnico-tático, como é o caso desmarcação e controle de bola.

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2095

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.