Resumo

lntrodutoriamente, apresenta-se a experiência com turmas das disciplinas Ginástica I e II, oferecidas no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, no contexto da Educação Física Universitária, para alunos de diferentes áreas. As aulas foram desenvolvidas sob dois princípios: 1) oportunizar aos alunos a busca de emancipação, especificamente nos termos de autonomia para prática e gestão de atividades físicas; 2) possibilitar que os conhecimentos adquiridos possam ser repassados por eles, para pessoas de--sua convivência. Como um dos conteúdos, sugeriu-se a realização de atividade de ecoturismo (caminhada ecológica), subsidiado por categorias da Pedagogia Crítico Emancipatória. Optou-se pelo trabalho por comissões, cuja adesão voluntária se deu por afinidade de formação acadêmica.
Assim, por exemplo, a de Segurança envolveu alunos da Enfermagem e Medicina. As demais foram Trajeto e Divulgação, Educação Ambiental, Cultura e História local, Animação, Registro e Apoio. Como decorrência, alunos e convidados puderam trocar informações a respeito das peculiaridades históricas, geográficas e culturais do local visitado, bem como antecipar-se aos seus riscos e otimizar o uso sustentável de seus recursos naturais; posteriormente, foram comparados diferentes registros - fotográfico, filmagem e redacional. Concluiu-se pela viabilidade desta ação pedagógica para efetivo envolvimento e estimulação dos potenciais discentes.

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