Exergames, Motivação e Prática de Atividade Física

Por: A. B. S. Serapião e F. C. Pereira.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

O contexto contemporâneo tem exigido cada vez mais que os vários âmbitos da vida humana se ambientem às novas tecnologias de informação e comunicação. Devido a uma grande preocupação com relação ao sedentarismo, obesidade e os riscos que estes processos causam à saúde das pessoas, associada ao grande número de usuários de jogos virtuais, os benefícios dos jogos conhecidos como exergames vêm sendo discutidos com maior frequência. O presente estudo piloto vem contribuir no aprofundamento da temática envolvendo jogos eletrônicos e contexto esportivo, dando enfoque na utilização dos exergames como ferramenta motivacional que estimule a prática de atividades físicas. Participaram de um estudo piloto 4 voluntárias do gênero feminino, com idade média de 22 anos (±1).O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevistas composto de 17 perguntas abrangendo as temáticas (1) Motivação, (2) Motivação no esporte e atividade física e (3) Jogos Virtuais e Exergames. Foram realizadas quatro sessões de intervenção de 40 minutos com exergames, e aplicação do roteiro de entrevistas ao final de todas as sessões. Para a prática dos exergames foi utilizada uma TV LED Samsung 40" (modelo 5300 series 5), um Microsoft Xbox360® com Kinect® e os seguintes jogos: Kinect Sports, Motion Sports Adrenaline, Kinect Sports Freedom, Michael Phelps Push The Limit, Dance Central 3 e Just Dance 2015.Os dados obtidos nos roteiros de entrevistas foram analisados de forma qualitativa. Os resultados mostraram que,embora nem todas as voluntárias apreciem jogar jogos virtuais (uma voluntária deixou claro que não gosta de jogos virtuais), todas responderam afirmativamente à questão que indagava se elas se sentiram motivadas a praticar a atividade física vivenciada nos exergames, porém fora do ambiente virtual. Os resultados do presente estudo corroboram com estudos prévios que salientam os benefícios potenciais dos jogos eletrônicos no âmbito da promoção de hábitos saudáveis, na prática de atividades físicas e na melhora de estados emocionais, tais como a motivação.Diante do exposto, os resultados parecem indicar que os exergames podem contribuir no aumento dos níveis de motivação para a prática de atividade física fora do ambiente virtual, bem como contribuir na melhora dos estados de humor de seus praticantes.Este estudo terá continuidade futura com um número maior de voluntários.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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