Exergames: Um Desafio - Educação Física na Era da Tecnologia

Por: César Augusto Otero Vaghetti, Rafael Penna, Rodrigo Inácio de Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto e Silvia Silva da Costa Botelho.

Revista Educação & Tecnologia - n.12 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A cultura digital é uma realidade na sociedade atual, com capacidade para modificar profundamente a educação de crianças e jovens. Jogos digitais, computacionais e videogames estão sendo utilizados na educação, por facilitarem os processos de ensino e de aprendizagem. Recentemente na área da computação conhecida como Interação Homem Computador, foi desenvolvida uma nova classe de games, denominadaExergame. Devido à faculdade de utilização de tecnologias de emulação perceptiva e atuação, esses games possibilitam que a aprendizagem de novas habilidades seja tão proveitosa quanto a prática de exercício físico. Essa tecnologia representa um novo desafio ao ensino de Educação Física, tanto para os níveis escolar e superior. O jogo é o grande conteúdo da Educação Física e através dele é possível ensinar de forma lúdica os esportes, as lutas, as danças, as ginásticas e até mesmo ensinar o jogo com o próprio jogo. Exergames podem ser usados como ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Educação Física escolar. No ensino superior, eles podem auxiliar na visualização dos conteúdos de disciplinas como Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Aprendizagem Motora, além de possibilitar a iniciação esportiva e o ensino de diferentes esportes. 

Endereço: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1547

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.