Resumo

As estratégias de comunicação entre clubes de futebol e seus torcedores passa por um processo de evolução, bem como a diversificação de suas receitas. É necessário que os clubes de futebol promovam estratégias de captação, fidelização de torcedores e conversão em receitas. Por isso, o objetivo dessa pesquisa é compreender se existe conversão de seguidores em redes sociais com público pagante e receitas em bilheteria dos clubes de futebol da primeira divisão do Distrito Federal. Essa é uma pesquisa de caráter descritivo, documental e bibliográfica em que foram utilizadas as informações de público e receita dos clubes do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2019 e o Instagram oficial de cada clube para obtenção de alcance em mídias digitais. Para relacionar as variáveis foi utilizado o cálculo de correlação de Pearson no software IBM SPSS. Obtivemos como resultado as correlações de 0,849 (p<0,01) para seguidores no Instagram e receita em bilheteria e 0,820 (p<0,01) para público e receita em bilheteria. Com os resultados dessa pesquisa pode-se constatar que quanto mais os clubes do Campeonato Brasiliense de 2019 tem seguidores em sua conta oficial de seu Instagram mais há conversão em público pagante e receitas em jogos como mandante. Nesse contexto, as mídias sociais podem ser meios para fidelização de torcedores e conversão em receitas para o clube, no entanto é preciso que as estratégias desenvolvidas nelas sejam assertivas e precisas nesse quesito.