Existe Relação Entre o Tipo de Piso da Quadra de Futsal e Respostas Adaptativas da Musculatura em Praticantes de Futsal Masculino?

Por: Fernando Juraski Lefchak e Willians Cassiano Longen.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.20 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O futebol de salão (futsal) é atualmente o esporte com maior número de praticantes, tanto no Brasil como nos demais países sul-americanos e também na Europa. É derivado do futebol de campo, adaptado pela falta de espaço para se jogar. Pode ser praticado em três tipos distintos de pisos, rigorosamente nivelados, sem declives nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes. A movimentação em quadra exige súbita aceleração e desaceleração com bruscas mudanças de direção, expondo as estruturas osteomioarticulares a grandes impactos, aumentando o risco de lesões, que podem dever-se a fatores intrínsecos ou extrínsecos, nos quais se consideram, entre outras coisas, as condições e o tipo do piso utilizado. Objetivo: O propósito deste estudo foi analisar as possíveis influências do tipo de piso utilizado no futsal e as respostas adaptativas musculares em praticantes de futsal masculino. Métodos: A amostra foi composta por 10 praticantes de futsal, de 20 a 30 anos de idade. Através da eletromiografia de superfície, foi realizada a captação da atividade elétrica, por meio da raíz quadrada da média (root mean square RMS) em μV e da força dos principais grupos musculares do membro inferior dominante em repouso depois de duas partidas de futsal, em dois tipos de pisos de quadras. Resultados: Os achados deste estudo, que envolveu parâmetros biomecânicos utilizados, mostraram não haver diferença significativa entre a prática de futsal na quadra de madeira e na quadra sintética, com tendência de aumento da atividade elétrica da musculatura anterior na quadra com piso de madeira e depois com o piso sintético. Conclusão: É necessário que se façam maiores investigações acerca dos possíveis mecanismos osteomusculares adaptativos que possam desvendar as reações a diferentes tipos de pisos das quadras em esportes como o futsal.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140001&lng=pt&nrm=iso

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.