Expectativas de Aprendizagem e Processos Avaliativos na Educação Física Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Análise de Proposições Teóricas e de Perspectivas de Professores

Por: Thalita Fernanda de Oliveira Macedo.

205 páginas. 2016 01/02/2016

Send to Kindle


Resumo

A temática em torno das expectativas de aprendizagem e os processos avaliativos vêm sendo discutida há muito tempo, avançando bastante, mas obviamente ainda existem lacunas e o momento atual é muito propício para se pensar nisso, dada a discussão que se coloca em torno das proposições curriculares nas redes de ensino e da base nacional comum curricular. Em face da importância de se realizar pesquisas sobre esse assunto e pelo interesse na implantação de ações direcionadas a amenizar os dilemas que vão se colocando neste âmbito, pretendemos, neste estudo, investigar e analisar as expectativas de aprendizagem e os processos avaliativos na Educação Física para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, culminando numa matriz orientadora na qual estejam presentes tanto as expectativas de aprendizagem quanto os processos avaliativos. Para tanto, essa pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa de investigação a partir de um estudo exploratório. Como técnica de coleta utilizamos as entrevistas semiestruturadas com trinta professores de Educação Física atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, com os três primeiros anos. Com base no eixo Expectativas de aprendizagem, emergiram do estudo as categorias de análise “Dimensões dos conteúdos” e “Associação entre objetivo e conteúdo”, e do eixo Avaliação,as categorias foram “Processos avaliativos”, “Dificuldades para avaliar” e “Expectativas para facilitar o processo avaliativo”.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/136254

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.