Experiência e Formação dos Professores de Educação Física das Universidades de Portugal na Perspectiva Inclusiva

Por: José Pedro Ferreira, Neiza de Lourdes Frederico Fumes e Soraya Dayanna Guimarães Santos.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

o estudo teve como objetivo analisar a experiência pedagógica e a formação dos docentes do curso de Educação Física das universidades portuguesas face ao processo de inclusão. A amostra foi constituída por 60 professores de nove Instituições de Ensino Superior de Portugal. O instrumento utilizado foi um questionário. Para análise recorremos à estatística descritiva. Constatamos que 61,7% dos professores afirmaram possuir algum tipo de formação em Educação Especial obtido ao longo da vida acadêmica; por outro lado, 70% dos docentes relataram não ter participado de formação continuada em Educação Especial. Averiguamos, também, que a maioria dos docentes
nunca teve a experiência de lecionar para alunos com deficiência. As reflexões a partir dos dados recolhidos têm intenção de contribuir para a formação do docente universitário seja mais sistematizada dialogando com outros estudos e com os desafios impostos pelas práticas, considerando a carência de pesquisas nessa temática.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/5573

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.