Experiência Pedagógica: Análise de Anúncios Publicitários Junto a Estudantes de Educação Física Portugueses

Por: Cinthia Lopes da Silva e .

Motriz - v.15 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever uma experiência pedagógica junto a estudantes de educação física do curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana, em Portugal. Para isso, parte-se de referencial sociocultural e da “descrição densa”, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. Na experiência pedagógica foram analisados dois anúncios publicitários. Em um deles, a imagem do corpo é associada a um novo shopping center e, no outro, é anunciado um campeonato de futebol feminino. A análise de imagens e mensagens difundidas pela mídia é fundamental para que os estudantes possam fazer uma interpretação crítica dessas produções e terem uma atuação futura efetiva. Identificou-se, a partir da análise dos anúncios publicitários, elementos que compõem a construção do sentido e que orientam o leitor a apoiar a idéia anunciada. A experiência pedagógica resultou em reflexão acerca da construção dos anúncios publicitários e problematização das relações sociais.
 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2009

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.