Experiência, Performance e Práticas de Aprendizagem: Temas Para Pensar o Lazer de Forma Não Fragmentada
Por: Ana Maria R. Gomes, José Alfredo Oliveira Debortoli e Patrícia C. Luce.Resumo
Apresenta discussão que parte de três campos de estudos nos quais os autores realizam pesquisas: Lazer, Educação e Antropologia. A partir de uma perspectiva antropológica Pós-Social apresenta reflexão sobre o conceito de cultura e sua importância para compreensão do fenômeno do Lazer. Enfoca três eixos conceituais principais que constituem um campo teórico no qual seja possível dialogar para pensar o Lazer de forma não fragmentada: os conceitos de experiência, performance e prática, a partir das concepções dos seguintes autores: Victor Turner, Richard Schechner, Walter Benjamin, Tim Ingold e Jean Lave. Entendemos significativo e oportuno acompanhar o “desvio do olhar” proposto na antropologia de Victor Turner, ao buscar renovar as abordagens sobre o lazer.
Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV13N02_ar3.pdf
Tags: Aprendizagem, Atividades de Lazer