Experiências D a Formação Inicial em Educação Física : Narrativas D e Imagens

Por: Dayane Graciele de Jesus Miranda.

2012

Send to Kindle


Resumo

O estudo buscou compreender o que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo consideram como experiências significativas da formação inicial para a constituição da identidade docente. Inserindo-se no âmbito dos estudos sobre formação de professores, esta investigação procurou focalizar a formação inicial por um ponto de vista ainda pouco explorado, aquele relacionado ao sujeito aprendente, e para tanto, procurou dar voz ao estudante da licenciatura, a fim de que ele pudesse eleger e narrar os momentos considerados relevantes para sua formação. No que se refere à orientação teórico-metodológica do estudo, optou-se pela utilização das narrativas auto biográficas da formação inicial, na perspectiva da investigação-formação, tal como proposto por Souza (2006a; 2006b; 2006c). Também foram utilizados como referencial Benjamin (1994), para a discussão sobre o narrador, além de Josso (2004) e Larrosa (2002), para a discussão do conceito de experiência. Para o trabalho de campo, foram utilizadas como instrumento o questionário, as narrativas autobiográficas, em sua perspectiva de pesquisa, além de imagens fotográficas, escolhidas pelos participantes da pesquisa, que retratavam as experiências consideradas por eles como mais importantes para o tornar-se professor. A escolha pela produção das narrativas da formação dos futuros professores, a partir das imagens fotográficas, procurou evidenciar singularidades do tornar-se professor no tempo e espaço investigados, além de situar o sujeito aprendente no centro dos estudos sobre formação de professores. Por meio dos instrumentos, foi possível identificar que a formação inicial do CEFD/UFES tem sido alvo de críticas quanto a sua estruturação, no entanto, foram encontradas experiências significativas relacionadas às vivências corporais anteriores à formação; às
disciplinas e atividades curriculares; a momentos extracurriculares e às relações sociais, relatadas como relevantes para a constituição da identidade docente em Educação Física.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.