Editora EACH-SBAF. Brasil 2015. 274 páginas.

Sobre

Peefácio

Os Professores Alex e Douglas conceberam e lideraram uma coletânea de trabalhos singular para a área de Atividade Física e Saúde Pública. O conjunto de capítulos publicados neste livro apresenta o resultado de experiências do Grupo de Pesquisa em Atividade Física do GEPAF (Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde), em sua maioria, resultado de um projeto amplo realizado junto à comunidade que vive na região próxima ao Campus da USP-Leste, na Cidade de São Paulo.

Ao aplicar o conjunto de evidências científicas sobre a promoção de atividade física na comunidade em um projeto inserido no serviço de saúde, neste caso integrado à Estratégia de Saúde da Família, os autores realizam a ousada transposição de ciência para a prática. A pesquisa em atividade física e saúde tem avançado a passos largos ao longo da última década, com reflexos evidentes na quantidade e qualidade de produção de artigos científicos, mestres e doutores e projetos de pesquisa. Porém, este avanço tem sido menos evidenciado no uso do conhecimento científico para a melhoria dos serviços e práticas em saúde pública. Neste sentido, esta obra torna-se efetivamente singular, portanto essencial para profissionais e pesquisadores na área de saúde pública, e em especial para a área de atividade física e saúde.

A concepção, execução e agora disseminação das pesquisas conduzidas pelo GEPAF, em especial as relatadas nesta obra, não são resultado de um acaso mas de um esforço de longa data dos professores Alex e Douglas. Aqueles que como eu tem tido a sorte de conviver com estes pesquisadores ao longo dos anos pode confirmar o quanto a paixão pela docência, a responsabilidade social e o rigor científico têm guiado as suas carreiras. Alex Florindo é um dos pioneiros na aproximação da saúde pública e atividade física no Brasil e na América Latina, e desde o começo de sua carreira tem sido guiado por uma constante preocupação com o impacto que a ciência pode ter na vida das pessoas. Da mesma maneira Douglas Andrade tem uma vasta experiência de base comunitária que o levou a buscar respostas no mundo acadêmico. Esta parceria se materializou de maneira produtiva e brilhante nos projetos desenvolvidos junto ao GEPAF.

Os leitores encontrarão nesta obra não apenas um relato de pesquisas, mas o resultado desta parceria e da liderança que o GEPAF tem assumido em relação aos estudos de atividade física e saúde, em particular na inserção, contribuição e formação dos profissionais para atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Agradeço a oportunidade e a honra de prefaciar este livro e já estou aguardando ansiosamente as próximas contribuições do GEPAF e seus líderes para a nossa área de pesquisa e atuação.

Um forte abraço,

Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis

Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde

Acessar Arquivo