Resumo

OBJETIVO: Relatar experiências de uma estagiária e de docentes da universidade e do Instituto Federal Sul-rio-grandense – campus Pelotas (IFSul/Pelotas) que vivenciaram o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Educação Física no Ensino Médio (EM) no formato remoto.
MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência produzido coletivamente por duas docentes da Universidade Federal de Pelotas, atuantes no curso de Licenciatura em Educação Física, uma acadêmica desse mesmo curso e duas docentes de Educação Física do IFSul/Pelotas.
RESULTADOS: Os relatos da estagiária, das docentes da universidade e do IFSul mostraram algumas limitações que permearam o processo, como a não realização de atividades práticas tão caras às aulas de Educação Física, a restrita participação dos/as estagiários/as nas aulas síncronas do ECS. Também foi possível notar uma maior dedicação dos/as estagiários/as no estudo dos conhecimentos da Educação Física para ministrar aulas, ampliando a visão sobre a própria área e componente curricular da escola. O trabalho de supervisão também foi exaltado como fator primordial para a realização do ECS pela estagiária e pelas docentes da universidade, sendo realizado de forma colaborativa pelas duas docentes no campo de estágio.
CONCLUSÃO: Os olhares e descrições das envolvidas no ECS, oriundas dos diferentes lugares acadêmicos que ocupam, procuraram mostrar o processo com suas características, adequações, limitações e potencialidades. Acreditamos que as potencialidades no que tange a relação entre Universidade e escola precisam ser melhor aproveitadas, para que a articulação seja mais efetiva, que ocorram espaços de trocas, compartilhamentos, planejamento e avaliação em conjunto, colaborando assim para que o ECS seja mais qualificado. Evidenciamos, portanto, a necessidade de requalificar e aproximar os diálogos entre universidade e escola, colocando ambas em um mesmo patamar de importância na formação inicial de professores de Educação Física.

Acessar