Experiências de Estudantes do Ensino Médio em Uma Unidade Esportiva Educacional: a Importância da Autonomia em Equipe e a Solução de Problemas

Por: Katelyn Smither e Xihe Zhu.

European Journal of Sport Science - v.17 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou as experiências de estudantes do ensino médio durante a implantação de uma Unidade Esportiva Educacional envolvendo pequenas equipes e poucas funções. Os participantes incluíram um professor de Educação Física e 70 estudantes do ensino noturno. A cada semana foram conduzidas duas a três observações a de quatro a seis entrevistas informais com os participantes durante um período de oito semanas. Também foi conduzida uma entrevista estruturada com o professor e quatro entrevistas com 12 alunos. Os dados foram transcritos na íntegra e analizados com a utilização de codificação aberta e axial. Dois temas surgiram da análise de dados. O primeiro, a Unidade Esportiva Educacional transformou os alunos de aprendizes passivos a aprendizes ativos, reproduzidos em autonomia de equipe e solução de problemas. Segundo, equipes pequenas produzem alto envolvimento, especialmente naqueles alunos que raramente participam das aulas de unidade de esportes tradicionais. Isso reflete a disponibilidade deles em trabalhar em equipe para atingir o sucesso. O resultado aponta para a importância de oportunizar autonomia em equipe e solução de problemas que transformam os alunos em aprendizes ativos. (Trad. Raquel Pedercini)

Endereço: http://epe.sagepub.com/content/17/2/203.abstract

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.