Resumo

O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.

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