Experiências Inovadoras de Esporte Igualitário: Avanços do Emuseu do Esporte no Uso de Tecnologias Digitais com Acessos Interativos e Inclusivos

Parte de Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana . páginas 91

Resumo

O eMuseu do Esporte desde suas origens em 2019 tem representado a combinação de uma proposta tradicional de preservação da memória do esporte com aparatos digitais avançados. Em termos de desenvolvimento, o eMuseu do Esporte opera como um empreendimento startup incubado sem propósitos comerciais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Neste caso, buscam-se soluções de transição entre hábitos tradicionais e novas modos de convivência, hoje acelerados pela pandemia COVID 19. Organizaram-se também 24 exposições e galerias 3D com acesso via Internet, como também se mantém edições de livros técnicos e cartilhas infantis complementares às exposições. Concluindo, importa relevar que já durante 2020 o eMuseu do Esporte alcançou uma audiência próxima a um milhão de participantes (visitantes e compartilhamentos nas redes sociais). O avanço mais atual, no final de 2021, consiste na proposta inovadora da “Carreta Interativa eMuseu do Esporte” que circulará nas cidades brasileiras a partir de janeiro 2022. Este projeto sintetiza a natureza igualitária e inclusivas desta entidade museológica digital desde que assume um ensaio pioneiro do padrão Metaverso, avanço tecnológico que simula a participação múltipla, diversificada e interativa de pessoas em variadas atividades, agora incluindo o esporte.