Editora Instituto Benjamin Constant. Brasil 2020. 232 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
O presente livro tem como proposta fornecer subsdios para experiências práticas de seis modalidades que fazem parte do programa paralímpico: bocha paralímpica, futebol de 5, goalball, judô paralímpico, paratletismo e vôlei sentado. Os autores acreditam que conhecer e experenciar o esporte paralímpico contribuirá para o desenvolvimento e o conhecimento da cultura paradesportiva e, especialmente, para o processo de inclusão social que tanto se busca. Isso porque compreender, refletir e experimentar o contexto esportivo daqueles que têm deficiência coopera para que haja um olhar mais humano e positivo sobre estes indivíduos em todas as esferas da sociedade.

Para tanto, inicialmente serão apresentados dois capít ulos de ref lexão e concei t os sobre o esporte paralímpico. O primeiro capítulo denominado Movimento paralímpico: um breve panorama apresenta ao leitor conhecimentos específicos sobre o movimento paralímpico, sua criação, evolução e funcionamento. O segundo capítulo intitulado Esporte paralímpico na Educação Física: um facilitador do processo de inclusão tem como objetivo discutir a importância deexperenciar e conhecer o esporte paralímpico para colaborar com o processo de inclusão. Os seis capítulos subsequentes referem-se aos conhecimentos básicos de seis modalidades paralímpicas acompanhadas dos seus respectivos planos de aulas.

A composição do livro tem como foco atender às demandas específicas do ensino do esporte paralímpico em aulas de Educação Física e/ou projetos esportivos sociais. Portanto, as atividades apresentadas são sugeridas tanto para crianças e jovens sem deficiência como para aqueles que a têm. Desse modo, o livro contempla modalidades do esporte paralímpico que podem ser facilmente desenvolvidas nesses contextos.

Destacamos por fim que, dentre as inúmeras possi bilidades de vivências no paradesporto, selecionamos algumas modalidades que não necessitam de equipamentos especializados para a sua prática. Ou ainda, que as atividades previstas na modalidade possam ser conduzidas a partir da adaptação de materiais frequentemente encontrados em escolas ou em projetos esportivos.

Os organizadores

Arquivo