Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as implicações das experiências pessoais na construção das crenças sobre o ensino dos futuros professores de Educação Física, estudantes de uma Instituição de Ensino Superior no sul do Brasil. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, através do estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com quatro futuros professores de Educação Física. A técnica de análise de conteúdo foi empregada para a análise dos dados. Os resultados indicam que as experiências prévias, obtidas no contexto escolar, foram relevantes para os futuros professores investigados, com implicações em suas crenças a respeito das dimensões do ensino instrução e clima social. Particularmente, as experiências pessoais de observar os professores de referência a ensinar, seguidas da prática de ensino, as experiências de relacionamento e com menor ênfase as orientações dos professores e pares foram mencionadas pelos futuros professores. Conclui-se que a aprendizagem dos futuros professores para ensinar se concretizou principalmente pelas experiências pessoais não sistematizadas pelos professores da universidade.

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