Experiências Pibidianas: em Busca da Inclusão de Um Aluno com Síndrome de Down

Por: Antonio Hugo Moreira de Brito Junior, Fernando Bruno Vaz Rodrigues, Ivo Caetano Gomes, Nayara Martins de Oliveira e Tayane Pinheiro Lopes.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

Esse trabalho é um relato de experiência sobre o processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física (EF). Partimos da necessidade de compreender esta problemática nas aulas de EF através de nossa vivência no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A SD, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma deficiência causada por uma alteração genética onde se tem a presença integral ou parcial de um cromossomo extra nas células do organismo, produzindo as anomalias no desenvolvimento físico e mental. É uma alteração associada à deficiência mental que tem maior incidência no mundo todo. Como o aumento de pessoas com deficiência sendo inseridas no ambiente escolar, percebe-se a necessidade de adequação das aulas de EF para que haja a inclusão destes alunos. Segundo Cidade e Freitas (1997) a inclusão é um processo de transformação nos ambientes físicos e na mentalidade das pessoas, inclusive da pessoa com necessidade especial.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.