Resumo

Este relato resulta da pesquisa “Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social”. Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: “Biografema com a geração beat”. O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.Referências BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. ______. Aula – Aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Colégio de França. São Paulo: Cultrix, 1989. ______. Escritores, Intelectuais, Professores. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004a, p.385-411. ______. Au Séminaire. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004b, p.412-424. ______. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004c. ______. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005a. ______. Preparação do Romance v.1. São Paulo: Martins Fontes, 2005b. ______. Preparação do Romance v.2. São Paulo: Martins Fontes, 2005c. BUENO, E. Introdução – A longa e tortuosa estrada profética. In: KEROUAC, Jack. On the road. Porto Alegre: L&PM, 2010. BURROUGHS, W. O gato por dentro. Porto Alegre: L&PM, 2010. BURROUGHS, W.; GINSBERG, A. Cartas do yage. Porto Alegre: L&PM, 2008. CAMPOS, H. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2006. DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de janeiro: Graal, 1988. KEROUAC, J. On the road. Porto Alegre: L&PM, 2010a. ______. Satori em Paris. Porto Alegre: L&PM, 2010b. PROUST, M. Em busca do tempo perdido v.1. No caminho de Swann. Rio de Janeiro: Globo, 1967. WILLER, C. Geração beat. Porto Alegre: L&PM, 2009. Gabriel Sausen Feil Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma universidade; professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa e no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); líder do Grupo de Pesquisa t3xto; autor dos livros Procedimento Erótico, na Formação, Ensino, Currículo, Coleção de biografemas Ou As pequenas coisas e Geografemas; organizador do livro Sociologia do rock. E-mail: gabriel.sausen.feil@gmail.com.

Acessar