Experimentando as Juventudes Num Bairro Segregado

Por: Edmilson Santos dos Santos.

Licere - v.13 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Produzir políticas públicas que possibilitem que as comunidades  conquistem patamares cada vez mais superiores de qualidade de vida passa por  compreender o papel desempenhado pelo Estado na formação das identidades juvenis.  Compreender essa dinâmica no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, foi o objetivo  principal deste trabalho. Para tanto, utilizou-se duas estratégias para análise deste  contexto: o Mapa do Lazer Juvenil e o Mapa dos Espaços Esportivos. O primeiro  buscando compreender o comportamento de lazer dos jovens e o segundo, de que forma 
os espaços se articulam com esta realidade. Como pudemos perceber, a degradação das  condições de existência possui uma relação direta com a diminuição dos projetos de  identidades a serem experimentados pela juventude. A falta de acesso aos serviços de  lazer oferecidos por parte do Estado acaba aprofundando a vulnerabilidade vivida por  jovens moradores da periferia da cidade.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV13N02_ar1.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.