Expertise And Perceptual-cognitive Performance In Soccer: a Review

Por: Filipe Casanova, José Oliveira e Mark Williams.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Esta revisão caracteriza a importância da inteligência de jogo entre futebolistas de diferentes níveis competitivos e de acordo com as suas posições específicas em campo. No entanto, evidências científicas nesta área não são de todo conclusivas e em alguns estudos que atribuem importância às habilidades perceptivo-cognitivas no rendimento das acções de antecipação e de tomadas de decisões são algo díspares. A nossa intenção é meramente informativa e indicativa da literatura em volta da excelência desportiva, com particular interesse para o rendimento perceptivo-cognitivo, do que depreciar algumas investigações ou tomar partido por alguma corrente investigacional. Obviamente que a variabilidade do rendimento desportivo tanto entre equipas de Futebol como entre futebolistas é dependente de inúmeros factores, como os perfis antropométricos e fisiológicos dos atletas, mas um dos mais importantes factores que intencionámos incluir no contexto desportivo são as habilidades perceptivo-cognitivas, tais como o comportamento da procura visual e o conhecimento das probabilidades situacionais. Os objectivos do presente artigo são: (i) definir e contextualizar a diferente terminologia utilizada neste contexto específico; (ii) tipificar as diferentes habilidades perceptivo-cognitivas que parecem emergir no rendimento desportivo dos futebolistas; e (iii) fornecer algumas orientações para futuras investigações.

Endereço: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-05232009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.