Explorando a Intensidade de Esforço em Atletas de Basquetebol, Segundo Tipos de Fundamentos e Posições: Estudo a Partir de Equipe Infanto-juvenil do Campeonato

Por: .

1997 13/11/1997

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos, registra-se crescente participação de crianças e adolescentes que iniciam a prática desportiva: uma modalidade que vem se destacando é o basquetebol, com elevado número de atletas disputando em várias categorias. Neste contexto esportivo, ponto relevante volta-se à intensidade do esforço a que esses jogadores são submetidos durante as partidas, cujo conhecimento toma-se de importância fundamental a técnicos, preparadores físicos e professores de educação física na elaboração, controle e aperfeiçoamento de treinamentos. O presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento da freqüência cardíaca durante a realização dos tipos de fundamentos da modalidade ocorridos ao longo do turno da fase de classificação do campeonato paulista de basquetebol, categoria infanto-juvenil. A partir de perspectiva observacional descritiva, a coleta de dados foi realizada nos doze jogadores da equipe masculina do Clube 22 de Agosto/ Araraquara que ao final do Campeonato sagraram-se campeões. Utilizou-se de monitor de freqüência cardíaca (polar Sport Tester 'MARCA REGISTRADA') para registro dos batimentos cardíacos e, para análise dos movimentos, câmera filmadora. Os dados coletados foram armazenados em banco computacional, produzindo-se informações sob formas tabular e gráfica, de medidas de centralidade, dispersão e limites de confiança inferior e superior da média. Os resultados apresentam flutuações dos batimentos cardíacos segundo tipos de fundamentos e posições dos atletas, apontando como destaque para os alas pela maior ocorrência na execução dos diferentes gestos desportivos e respostas cardíacas máximas chegando a 219 bpm. Remete-se à discussão a variabilidade de intensidade de esforço encontrada, bem como a especificidade de cada posição e comportamento diferenciado dos batimentos cardíacos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.