Exposição Ao álcool Entre Escolares e Fatores Associados

Por: Deborah Carvalho Malta, Denise Lopes Porto, Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, Otaliba Libânio de Morais Neto e Sandhi Maria Barreto.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Analisar a prevalência de consumo de álcool entre escolares adolescentes e identificar fatores individuais e contextuais associados. Estudo baseado em dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), com amostra de 59.699 escolares do 9º ano, residentes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, em 2009. A associação entre consumo regular de álcool e as variáveis explicativas independentes foi medida utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson com nível de significância de 0,05. As variáveis explicativas foram classificadas em quatro categorias (sociodemográficas, contexto escolar e familiar, fatores de risco e fatores de proteção). As análises multivariadas foram feitas por categoria, ajustadas por idade e sexo. As variáveis com p ≤ 0,10 foram inseridas no modelo final de análise multivariada.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000100052&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.