Resumo

A Educação Física, da mesma forma que as outras diversas áreas pedagógicas historicamente constituídas, problematiza, formula e dialoga com as complexas demandas sociais do respectivo período histórico no qual se inserem. As problemáticas sociais que se impõem no contexto contemporâneo são distintas (porém, consequências) daquelas que figuravam há décadas atrás, e assim sendo, as diversas áreas pedagógicas – materializadas no contexto escolar – também demandam um movimento de autocrítica e re-significação de seus princípios teórico-metodológicos, possibilitando assim uma educação mais coerente e sincera com a realidade contemporânea. Utilizando-se da metodologia da pesquisa-ação, junto a um grupo de professores(as) de Educação Física do Estado de Santa Catarina, propomos uma contribuição na formação continuada deste coletivo, no sentido de buscar uma ampliação da concepção de corpo, bem como trabalhar algumas das suas múltiplas linguagens expressivas que possam auxiliar no conhecimento e cuidado de si. E assim, ao considerarmos a complexidade e a diversidade que constituem estes processos, podemos perceber as imbricadas relações entre o corpo humano e o mundo (natureza) na sensibilização e na construção de sua consciência e expressão corporal. O projeto vem sendo desenvolvido através de oficinas baseadas em vivências corporais lúdicas e artísticas – com ênfase na sensibilização e cooperação –, propondo uma oportunidade criativa de encontro consigo, com os outros e com dimensões do mundo, considerando toda a diversidade existente, sugerindo uma perspectiva onde a educação corporal do humano não se apresenta descolada de uma preocupação ética, estética e ecológica. Concebendo o(a) professor(a) engajado(a) no processo de formação continuada enquanto um ser social em constante interação com seus colegas, com a escola e com seu entorno, pretendemos consolidar uma rede ativa de agentes multiplicadores, criadores e problematizadores de propostas pedagógicas no âmbito da escola. Neste sentido, pensamos essa formação baseada em uma visão ecológica, isto é, uma formação que não se basta somente no próprio educador(a), no(a) aluno(a) ou mesmo na escola, mas sim privilegia suas relações, inseridas em um ambiente mais amplo e complexo. É a educação do CorpoMundo.

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