Fabrincando : as Oficinas do Jogo Como Proposta Educacional nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Ciro Goda.

2005

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Resumo

Verificar o potencial das Oficinas do Jogo como prática pedagógica no ambiente escolar capaz de produzir repercussões nas demais disciplinas, atuando como um mediador das relações interpessoais procurando indicadores de que a escola seja um lugar prazeroso e que o saber da rua não seja interrompida pelos muros escolares. Pelas características apresentadas consideramos como pesquisa-ação com visão de pesquisa qualitativa em função de sua temática estar enfocado no comportamento humano. Mediante a disponibilização do rico material humano composto de 700 alunos, foram selecionados através de uma amostra não probabilística intencional de 46 alunos, sendo vinte meninos e vinte e seis meninas com idade entre sete e oito anos, freqüentando a segunda série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino. Como instrumento de pesquisa foram utilizados: observação participante, entrevistas semi-estruturada, diário de campo, fotografias, relato oral e escrito. A proposta da pesquisa procurou investigar a influência das Oficinas do Jogo, como um recurso pedagógico, inserindo nas aulas de Educação física, contexto das áreas do conhecimento. Trabalhado na escola (como as disciplinas de português, matemática, artes), através do questionamento, da troca de idéias, do observar, agir, construir, permitindo que os alunos exercitem valores essenciais como a estética, o respeito, a justiça, a solidariedade, a motricidade, bem como as suas repercussões no rendimento escolar. Busca-se através desta pesquisa uma articulação entre a teoria e a prática, que nos permita vislumbrar as condições de possibilidades de reformulação da nossa prática.

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