Fases de Transição da Carreira Esportiva: Perspectiva de Ex-atletas Profissionais do Futebol Brasileiro

Por: Dietmar Martin Samulski, Eduardo Macedo Penna, Israel Teoldo da Costa, Renato Melo Ferreira, Tatiana Natalina Silva Paiva e Varley Teoldo da Costa.

Conexões - v.8 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Considerado como a principal modalidade esportiva do país, o futebol pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis sociais. Sua prática voluntária e plurianual é constituída de diferentes fases de desenvolvimento durante a carreira dos atletas. Essas fases apresentam características específicas em relação às interferências existentes entre o ambiente e o atleta. O objetivo do estudo foi investigar, de forma retrospectiva, os principais aspectos relacionados à cada fase de transição da carreira esportiva de ex-atletas de futebol. Durante as fases de desenvolvimento, o apoio da família, as dificuldades encontradas para a continuidade da prática e a preocupação com o planejamento da carreira esportiva foram destacadas como importantes no processo de desenvolvimento esportivo. Concluiu-se que o desenvolvimento da carreira dos atletas foi assistido, em todas as fases, pelo apoio (financeiro e / ou motivacional) de suas famílias.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/569

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.