Fatores Associados à Baixa Preocupação em Cair de Idosos Praticantes de Atividade Física

Por: Artur Rodrigues Fortunato, Daniel Rogério Petreça, Deise Jaqueline Alves Faleiro, Eduardo Capeletto e Eduardo Hauser.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução:O medo de cair é uma das principais consequências de quedas em idosos, portanto, é importante investigar os fatores associados à diminuição desse medo.Objetivo:O objetivo desse estudo consistia em verificar os fatores associados que melhor explicam a baixa preocupação com o medo de cair dos idosos praticantes de atividade física.Métodos:Participaram do estudo 162 idosos com média de idade de 69,95 (DP=6,69). Para obtenção dos dados foi utilizada a ficha diagnóstica, o Falls Efficacy Scale-International, o Senior Fitness Test e as medidas antropométricas. Na análise de dados, utilizou-se a regressão logística binária para estimar a razão de chances (odds ratio, OR) e intervalos de confiança de 95% (IC 95%). Para avaliar a qualidade do modelo ajustado foi utilizado o Teste Omnibus p<0,05 e o teste de Hosmer-Lemeshow para verificar o poder explicativo do modelo.Resultados:Na análise bruta, os idosos que possuem peso normal (OR=2,86; IC 95%= 1,32-6,20) e apresentam bons níveis de força dos membros inferiores (OR=2,64; IC 95%=1,38-5,06) são aqueles que possuem mais chances de apresentar baixo medo de cair. Na análise ajustada, o modelo foi capaz de explicar 75% da ocorrência do desfecho.Conclusão:Conclui-se que entre as variáveis analisadas, a faixa etária, o IMC e a força dos membros inferiores são as que melhor explicam a baixa preocupação com o medo de cair nos idosos. Nível de Evidência III; Estudo de pacientes não consecutivos; sem padrão de referência “ouro” aplicado uniformemente.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.