Fatores Associados à Adesão e Desistência Ao Exercício Físico de Pacientes com Fibromialgia: Uma Revisão

Por: Alessandra Bertinatto Pinto Fonseca, , André Vinícius Magnago Borin Araújo, Carla Maria de Liz, Maick da Silveira Viana e Ricardo de Azevedo Klumb Steffens.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O tratamento proposto atualmente aos pacientes com Fibromialgia (FM) baseia-se na tríade exercício físico, apoio psicológico e terapia medicamentosa. Porém, muito tem sido evidenciado com relação à baixa adesão desses pacientes ao exercício físico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre motivos de adesão e desistência ao exercício físico de pacientes com FM e sobre estratégias de intervenção propostas. Para isso foi realizada uma revisão da literatura de artigos científicos publicados entre os anos de 1990 a 2010 com as palavras-chave exercício,adesão, desistência, fibromialgia. Os estudos demonstraram que os principais fatores de adesão ao exercício físico por pacientes com FM foram ter baixos níveis de depressão, menor faixa etária, maior grau de escolaridade, alta percepção de auto-eficácia e bom convívio social. Os principais fatores relacionados à desistência foram intolerância a exercícios de alta intensidade e altos níveis de dor nas pacientes com FM. As estratégias de intervenção para a adesão ao exercício identificadas nos estudos revistos foram a educação sobre importância dos exercícios físicos, ter uma equipe multidisciplinar nos programas de tratamento, ter um bom vínculo terapeuta-paciente e prescrição do exercício por escrito e individualizada.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/484.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.