Fatores Associados Ao Estado Nutricional de Crianças Menores de Cinco Anos

Por: Kátia Silveira da Silva, Malaquias Batista Filho, Pedro Israel Cabral de Lira, Saint Clair Gomes Junior, Teresa Cristina Miglioli e Vania Matos Fonseca.

Revista de Saúde Pública - v.49 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Analisar se o estado nutricional de crianças menores de cinco anos está relacionado a condições biológicas de suas mães, a fatores ambientais e socioeconômicos e ao acesso a serviços de saúde e programas sociais.Este estudo transversal, de base populacional, analisou 664 mães e 790 filhos, utilizando análise de correlação canônica, tendo como variáveis dependentes as características dos filhos (peso/idade, estatura/idade, índice de massa corporal/idade, níveis de hemoglobina e retinol sérico). Como variáveis independentes, as relacionadas ao estado nutricional das mães (índice de massa corporal, níveis de hemoglobina e retinol sérico), idade materna, fatores ambientais, socioeconômicos, acesso a serviços de saúde e programas sociais. Adotou-se nível de significância < 0,05 para seleção das funções canônicas interpretadas e ± 0,40 como valor de carga canônica das variáveis analisadas.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102015000100246&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.