Fatores Associados Ao Sedentarismo e Inatividade Física em Idosos de Curitiba, Paraná

Por: Adriano Akira Ferreira Hino, Carolina Muraski Severiano, Eduardo Ferreira Medici, Jacqueline dos Santos Pimentel, Mariana Soek e .

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Diversos estudos têm identificado correlatos do comportamento sedentário (CS) e inatividade física (IF). Contudo, são pouco conhecidas as variáveis sociodemográficas associadas à adoção concomitante tanto da IF e CS. Objetivo: Testar a associação entre características sociodemográficas e a adoção simultânea de CS e IF em idosos. Métodos: Estudo transversal conduzido em Curitiba-PR, com idosos (n = 569) residentes em setores censitários com características distintas de renda e walkability. As variáveis (sexo, faixa etária, escolaridade, renda e estado civil) foram autoreportadas. Para avaliação do CS foi utilizado o Past-Day Adult’s Sedentary Time enquanto a IF foi obtida com o Questionário Internacional de Atividade Física. Foram considerados sedentários os que passaram 6 horas ou mais sentados diariamente e inativos aqueles que não atingiram as recomendações da OMS. Como desfecho considerou-se a classificação concomitante de sedentário e inativo. As associações foram testadas por meio do teste Qui-quadrado adotando um nível de significância de p ≤ 0,05.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.