Fatores Associados Ao Sedentarismo e Inatividade Física em Idosos de Curitiba, Paraná

Por: Adriano Akira Ferreira Hino, Carolina Muraski Severiano, Eduardo Ferreira Medici, Jacqueline dos Santos Pimentel e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.24 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução:  Diversos  estudos  têm  identificado  correlatos  do  comportamento  sedentário(CS) e inatividade física (IF). Contudo, são pouco conhecidas as variáveis sociodemográficas asso-ciadas à adoção concomitante tanto da IF e CS.Objetivo: Testar a associação entre característicassociodemográficas e a adoção simultânea de CS e IF em idosos. Métodos: Estudo transversal condu-zido em Curitiba-PR, com idosos (n = 569) residentes em setores censitários com características dis-tintas de renda e walkability. As variáveis (sexo, faixa etária, escolaridade, renda e estado civil) foramautoreportadas. Para avaliação do CS foi utilizado o Past-Day Adult’s Sedentary Time enquanto a IFfoi obtida com o Questionário Internacional de Atividade Física.

Endereço: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14171/10989

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.